Devo manter minha prata em casa?
Na maioria dos casos, é uma boa ideia ter um pouco de prata em casa ou em algum lugar de fácil acesso. Se as coisas derem errado… fechamento de bancos, falhas nas redes elétricas, um desastre natural – sua prata e metais preciosos estarão ao seu alcance e prontos para serem acessados. Enterrar metais preciosos no quintal provavelmente não é a melhor ideia, especialmente durante uma crise de tempo, e não nos esqueçamos dos detectores de metal. Se você seguir esse caminho, certifique-se de armazenar o metal dentro de algo que o proteja de manchas. Embora o manchamento não corroa ou danifique a prata de forma alguma, ele tira o brilho. Algumas pessoas inventivas usaram tubos de PVC tampados para armazenar prata no subsolo.
Uma vantagem que o metal oferece é que a grande maioria da população vê e compreende o seu valor, pelo que pode ser um salva-vidas durante uma situação de emergência. Se, por qualquer motivo, o valor da moeda fiduciária (dinheiro emitido pelo governo) cair drasticamente, você terá seu estoque de metais preciosos para negociar.
Por que é importante como a prata é armazenada?
A prata pode manchar com o tempo, o que tira o brilho. A prata não é corroída nem se desfaz quando é manchada, ao contrário de outros metais não preciosos, como ferro ou aço, e a mancha não prejudica o valor intrínseco da própria prata. Mas, se você quiser ter certeza de que suas moedas e barras permanecerão bonitas ao longo do tempo, você deve considerar meios e métodos de armazenamento, o que facilita sua negociação no futuro.
Isto é especialmente importante para moedas soberanas, que têm um valor acima e além do conteúdo de metais preciosos. Se elas ficarem manchadas, o valor geral de revenda poderá ser prejudicado.
Encontre um lugar seco e fresco
A umidade acelerará drasticamente o tempo que leva para o acúmulo de manchas. Uma boa opção é comprar alguns recipientes lacrados a vácuo. Use luvas macias de algodão para colocar barras ou moedas em recipientes e, em seguida, empurre a tampa ou outro mecanismo de vedação para baixo para liberar o máximo de ar possível.
Se as barras ou moedas forem enviadas para você em embalagens próprias, procure mantê-las na embalagem original, sem abrir! Sabemos que é uma tentação abrir a embalagem e tocar a sua prata com as mãos, mas procure mantê-las protegidas!
Outra dica: evite elásticos como uma praga! O composto de borracha fará com que a prata fique manchada quase instantaneamente, mesmo através de um saco plástico ou pano.
O que faz com que a prata manche?
Geralmente, a prata começa a manchar quando exposta à umidade do ar. Existem vários produtos químicos que causam manchas na prata, mas o culpado mais comum é o enxofre. Quando a prata reage com o sulfeto de hidrogênio, ela começa a escurecer e manchar. Pode não cheirar a ovo podre ao seu redor, mas o enxofre está constantemente em nosso ambiente natural. Muitos produtos como sabonetes, produtos de limpeza, perfumes e certos alimentos contêm compostos de enxofre. Especialmente sua pele e seu suor!
Limpando sua prata
Com o tempo, é comum ver moedas e barras de prata começando a adquirir uma leve coloração amarela na superfície, que pode ficar roxa clara antes de ficar preta. Não entrar em pânico! Felizmente, é simples remover manchas da prata. E lembre-se, a mancha é apenas cosmética e não diminui o conteúdo metálico.
A primeira questão é: é necessário limpar moedas ou barras de prata ?
Isso pode não ser uma surpresa, mas muitos colecionadores ávidos de moedas preferem a mancha natural de uma moeda. Pode adicionar muito caráter que só o tempo pode trazer. Se você pegou uma moeda mais antiga, pense duas vezes antes de limpá-la. Algumas dessas tonalidades dramáticas podem ter levado décadas ou séculos para se formar, e “trazê-la de volta à vida” pode, na verdade, estar tirando a vida de uma moeda.
Porém, se você decidir limpar sua prata, o processo é fácil e utiliza ingredientes domésticos comuns. Você pode usar bicarbonato de sódio, água quente e papel alumínio para remover quimicamente a mancha. É um projeto científico divertido de se fazer em casa!
Devo manter minhas moedas de prata em plástico?
O armazenamento de moedas é uma das dúvidas mais comuns. Recomenda-se que as moedas nunca sejam guardadas em álbuns, portanto evite sacos plásticos comuns ou vinil. Certos recipientes de plástico e polipropileno podem liberar vapores ácidos nocivos que podem danificar as moedas, portanto, tome cuidado.
Dois dos melhores métodos para armazenar metais preciosos são caixas de madeira forradas e sacos de mylar – depende da preferência pessoal e do ambiente.
É seguro guardar prata em casa?
Conforme mencionado anteriormente, é uma ótima ideia manter algumas barras ou moedas de prata em casa.
Seus maiores riscos são roubos e desastres naturais. É importante levar esses fatores em consideração ao armazenar barras e moedas físicas em casa. Grande parte do processo de tomada de decisão dependerá do nível de conforto do indivíduo, da quantidade de metal que deseja manter em mãos e do espaço disponível.
Quer viva num apartamento, num subúrbio ou numa área de 15 hectaress – aqui estão alguns fatores a considerar quando se trata de métodos de armazenamento:
1. Escolhendo um Cofre
Ao decidir sobre um cofre, é importante pensar nos tipos de metal que estão sendo armazenados (moedas de prata, barras de ouro ou qualquer outro metal precioso) e quanto será alocado para um local. Os cofres vêm em uma grande variedade de tamanhos e preços. Para empilhar e armazenar barras de prata, recomenda-se um cofre maior para que não haja restrições de espaço.
Se tiver a opção, use um cofre hermético e à prova d’água – há menos margem para erros.
Os cofres menores são mais baratos, mas as desvantagens têm muito a ver com o peso. Se for menos de algumas centenas de gramas, os ladrões podem “facilmente” (eles encontrarão uma maneira) tirá-lo de lá. Outra desvantagem é a possibilidade de ficar sem espaço ao utilizá-lo para armazenar barras de prata.
Um cofre maior e mais pesado oferecerá muito mais espaço de armazenamento para guardar barras de prata. Não quero entrar no lado paranóico, mas leve em consideração que se alguém o ajudar a mover um cofre, terá a ideia de que há barras de metais em casa. Por outro lado, será necessário juntar bastante antes de ficar sem espaço para armazenamento de moedas de prata.
Outra boa opção são cofres mais leves, mas que podem ser parafusados por dentro na parede ou no chão. Esses praticamente não tem como serem levados por um ladrão comum.
2. Seja criativo com seu esconderijo
Aqui vem a parte divertida! É aqui que pensar como um ladrão se torna útil. Tenha em mente: qualquer dica que você ler sobre como manter sua riqueza escondida pode ou não ser boa. Os ladrões também têm internet…
Quase todo mundo já leu sobre como manter seu cofre escondido sob uma cristaleira. Isso foi repetido tantas vezes, então tome isso como um conselho para não fazer isso. Os armários são áreas bastante comuns, assim como os porões, então pense fora da caixa.
Se usar um recipiente menor, em vez de seguro, as possibilidades são infinitas. É aqui que ser prático/criativo tem a vantagem – torne-se um Sherlock Holmes e faça um belo tijolo removível na lareira, ou algo do tipo. Um fundo falso na parede ou num móvel discreto.
3. Ninguém precisa saber
Mantenha-o em segredo. Ouro e prata são um dos poucos ativos financeiros cujo valor quase todo mundo entende e é muito mais atraente visualmente do que joias. Isso pode parecer óbvio, mas moedas e barras de prata devem ser armazenadas em casa, não no Instagram.
Porém, é benéfico que pelo menos uma pessoa saiba sobre a situação do armazenamento doméstico (e como entrar), possivelmente um cônjuge ou um filho mais velho. No caso de uma emergência ou desastre natural, alguém precisa ter acesso.
Usando armazenamento de terceiros para sua prata
Instalações de autoarmazenamento
Geralmente, é altamente recomendável não usar instalações típicas de autoarmazenamento. Embora possa parecer econômico, eles apresentam grandes problemas de segurança. Os funcionários que trabalham em instalações de autoarmazenamento são menos escrutinados do que os funcionários dos bancos e muitas vezes utilizam bens roubados para obter lucros rápidos. Até as fechaduras mais eficazes podem ser arrombadas; a maioria das medidas de segurança nessas instalações são mais para exibição do que para dissuasão real.
Usar uma unidade de autoarmazenamento equivale a manter o sustento de alguém trancado em um motel do outro lado da cidade. É basicamente a mesma coisa, exceto que o motel inclui uma cama e uma lanchonete do outro lado da rua.
Serviço profissional de cofre
Esta é uma opção muito melhor e mais segura do que uma instalação de autoarmazenamento. Com segurança dedicada e arranjos de armazenamento ideais, será fácil ter uma boa noite de descanso.
Algumas empresas de segurança oferecem esse serviço. Porém, o risco de roubo nunca é nulo, então certifique-se de contratar um seguro com eles!
Usando bancos como armazenamento
Alguns bancos ainda oferecem cofres para alugar aos seus clientes. Muitos investidores em metais preciosos consideram usar um cofre para guardar moedas e barras de prata, e faz sentido, é onde a maior parte do seu dinheiro é armazenada – então por que não usá-lo também para o seu metal?
Estando em um banco, os cofres (esperamos) têm grande segurança e são acessíveis para saques rápidos.
No entanto, existem desvantagens em relação a um cofre em casa…
Acessibilidade – esta é uma vantagem durante o horário bancário normal, mas não tanto depois do expediente. E se houver uma crise durante um feriado nacional? Infelizmente, todos os que têm uma conta ou caixa de depósito estão sem sorte. Ou que tal um lockdown?
Seguro Mínimo – por não se tratar de uma conta de depósito, mas sim de um espaço de armazenamento, o conteúdo não é segurado pelo Fundo Garantidor de Créditos.
Ativos congeláveis – Os bancos estão sujeitos às leis federais e estaduais, portanto, a Receia e o governo têm autoridade para apreender qualquer caixa de depósito sem seu consentimento. Adeus barras de prata.
Vulnerável a Quebradeiras– E se houver uma crise financeira ou um desastre ambiental e todos estiverem correndo para o banco? Será perigoso e potencialmente fatal proteger um cofre de depósito bancário, e nem pensar em sair com barras e moedas de prata físicas.
A decisão de usar um banco para armazenar moedas se resume a motivos pessoais para a compra de metais preciosos. Procurando segurança e acesso rápido? Um banco pode ser uma boa opção. Não é fã das práticas bancárias tradicionais? Considere um caminho diferente.